Tabernas

As tabernas eram o local de excelência para a reunião e convívio das gentes da aldeia.

Medelim possuíu em plena actividade várias tabernas; ainda nos anos sessenta do século XX funcionavam a do Ti Zé Miguel e várias outras tabernas. Hoje, como taberna, só funciona a do Ti Zé Careca.

Taberna do Ti Zé Careca

Mas, para falar e relembrar as tabernas em Medelim, é incontornável não falar do Ti Zé Miguel, homem de personalidade vincada, íntegro e de palavra, consubstanciava a sua personalidade ao seu porte sempre direito e frontal, homem de poucas palavras mas, se o tema de conversa lhe despertava a curiosidade, então reinventava-se e as palavras jorravam plenas de interesse e curiosidade pelas novas temáticas. Lembro algumas das ultimas conversas sobre a Internet e alguns dos seus conteúdos, nomeadamente culturais.

O meu tio Zé Miguel - em 1998 (que relembro com saudade)


A taberna do Ti Zé Miguel, situa-se e funcionava ao cimo da Rua da Judiaria; e digo “situa-se” porque ainda lá está com a decoração e o recheio original que a filha mantém com carinho.






Relembro muito bem que confinado à taberna, o Ti Zé Miguel fazia funcionar também uma mercearia que recordo ser muito movimentada.









A taberna e mercearia do Ti Zé Miguel eram por ele exploradas de uma forma dinâmica; pois com a sua “furgoneta maravilha” estava sempre presente nos mercados, festas e romarias da região.

Fotografia da época em que o Ti Zé Miguel fazia os mercados com taberna ambulante

Esta dinâmica, imagem de marca do Ti Zé Miguel, foi necessária para o desafio de actualizar o negócio com a abertura de um café, também ao cimo da Rua da Judiaria e fronteiro à velha taberna. Este café já tinha algumas marcas de progresso para época, até já possuía televisão (a preto e branco claro).

Ainda na velha taberna  relembro a prática de um jogo que consistia em atirar com precisão algumas velhas moedas fora de circulação para o chão marcado a giz com três linhas paralelas “jogo da raiola”.

Texto e Fotos By A.Pires In 2010 e 2011
Imagens Internet