História

O que descrevo a seguir, é um pequeno resumo, dado que a história de Medelim, está soberbamente descrita na obra "Medelim - História e Arte" de Paula Ramos que documenta larga e pormenorizadamente as teorias e os factos que vão desde a pré-história aos nossos dias.



Assim, a Península Ibérica viu passar os povos Lígures, os Iberos, os Celtas e, mais tarde, os Fenícios, os Gregos e os Cartagineses.
Os Lusitanos descendentes dos Celtiberos (Celtas e Iberos), constituíram a massa humana que povoou o território.


Nesse inexorável caminhar do tempo, Medelim passou por uma época de romanização da Península Ibérica da qual a aldeia não se deve certamente ter ausentado, fazendo parte da organização romana que tem em Idanha-a-Velha "Civitas igaeditanorum" a sua capital.


Aliás, até há alguns autores que têm divulgado e até é comummente aceite que a origem do nome "Medelim", provenha do cônsul romano "Qvintus Caecilivs Metellvs Pivs Scipio Nasica" (julgo ser este, pois Roma produziu vários cônsules Caecilivs Metellvs) e que por volta de 79 a.C. terá instalado a colónia "Metellinvm" donde o exército romano terá organizado as campanhas contra Sertório.


Bom, como leigo no assunto, mas após uma breve pesquisa, dei com algumas obras que referem o dito cônsul romano "Caecilivs Metellvs" e, estas, referem exactamente a mesma história e na mesma data, a fundação da colónia romana "Metellinvm" em Medellim, mas esta situada na actual extremadura espanhola, a cerca de 40 quilómetros a Este da actual Mérida, na margem esquerda do Guadiana e junto ao rio Ortigas, afluente do Guadiana.


Sem querer ser ácido, questiono se o homem terá fundado duas colónias, ou uma colónia e uma sucursal? É certo que durante os anos de 80 e 79 a.C., o engenho e a arte romana muito podiam ter feito (e fizeram), podiam até ter fundado as duas colónias; a nossa Medelim e a Medellim de "nuestros hermanos", no entanto, parece que a nossa aldeia já tinha nome mesmo antes da romanização; nome esse que alguma coisa teria a ver com o actual nome "Medelim".


Assim, acho que prefiro pensar que somos Medelinenses e não Metelinenses. Os Metelinenses, esses, serão os "nuestros hermanos" da Medellim espanhola.




Após a romanização, a região passou pelas invasões dos povos ditos Bárbaros como os Francos, Godos, Saxões, Alanos, Vândalos, Suevos que, sucessivamente, devastaram a região com guerras violentas que tiveram continuação com a posterior invasão dos Árabes, povos Muçulmanos que permaneceram na região até aos primeiros séculos da constituição da nação, continuando, entretanto, a devastação pelas guerras entre Cristãos e Muçulmanos.




As informaçõs relativas à idade média, conferem a Medelim uma importância e notoriedades como a de possuir uma câmara municipal e o estatuto de vila e sede de concelho. Esse estatuto e notoriedade foi-se desvanecendo com o tempo que até hoje, não proporcionou à aldeia algum direito de antena no carrossel da política que conduz e também cerceia as oportunidades dce acesso aos meios que lhe poderiam fazer reaver se não toda, mas pelo menos, parte da notoriedade perdidas.

Texto By A.Pires In 2011
Imagens Internet