Património

O património edificado da aldeia, não é, efectivamente, monumental. No entanto, somado ao património privado habitacional, vale pelo conjunto que dá forma à aldeia e ao território natural envolvente.
Largo da Praça (actual 25 de Abril)

Os forasteiros apanhados desprevenidos na visita à aldeia e com dificuldade em encontrar onde pernoitar, podem contar com a utilização da Casa do Passante para esse fim.
Casa do Passante

A Casa de Cultura ou Museu, faz exposições sazonais de arte e guarda alguns aspectos do artesanato da região.
Casa de Cultura

A Rua da Judiaria, mesmo sem Sinagoga (se é que alguma vez ela lá existiu) continua a ter uma mística especial, talvez pela carga histórica associada aos Judeus.


Casa do Ti Modas recuperada para Casa do Judeu

O forno comunitário serviu intensamente a população da aldeia quando esta tinha gente. Há umas décadas atrás, foi perdendo a serventia na mesma proporção que a aldeia perdeu população, tendo-se então degradado. No entanto, já no século XXI, foi recuperado e colocado a funcionar até que o braço da lei o obrigou novamente a ficar inactivo.
Forno Comunitário

O património religioso é, sem dúvida, aquele que se tem mantido mais ou menos incólume. A Igreja matriz, as capelas e o monte do Senhor do Calvário são as matrizes à volta das quais se celebram os principais eventos desta aldeia e julgo que de todas as aldeias e povoados do (nosso) país.
 Capela da Misericórdia

 Capela de São Sebastião

O monte do Senhor do Calvário alberga a festa anual; evento que reúne na aldeia os seus filhos e muitos forasteiros.




O abastecimento de água sempre foi a preocupação das populações e a sua existência a condição necessária para se fixarem numa região. A curiosidade, é que a água continua a ser um bem que tende a escassear no futuro, pelo que continuará a condicionar a vida das populações.
 Chafariz do Largo da Igreja

 Chafariz Velho

 Fonte da Mona
Bica da Fonte da Mona

**** Em Construção ****
Texos e Fotos By A.Pires In 2010